Adere ao nosso...

Contactar-nos...

Institut Français du Portugal
Rua Santos-o-Velho 11
1249-079 Lisboa
Tel : 21 393 92 70
infos@ifp-lisboa.com

Pesquisa


Concursos - Artes Cénicas e Visuais

Não tem futuros eventos.

Profissionais

Cooperação e intercâmbios artísticos

O Serviço de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França e o Institut français du Portugal asseguram a promoção da cultura francesa em Portugal, património e criação contemporânea, e tem por objectivo reforçar os laços artísticos entre os dois países. Para tal, dispõem de uma rede de parceiros (instituições públicas e privadas, produtores, festivais, artistas...)

Ofertas

CANDIDATURA ABERTA : FOCUS ARTES VISUAIS 2016

A destinação de programadores e curadores do seitor das artes visuais, a próxima edição da Focus Artes Visuais terá lugar de 09 à 13 de maio de 2016 na ocasião do Salon de Montrouge dedicada a talentos emergentes e a abertura da extensão do Museu regional de Arte Contemporânea de Languedoc -Roussillon ( MRAC ).

FOCUS é um dispositivo iniciado pelo Instituto Francês, com o apoio do Ministério da Cultura e da Comunicação, com objetivo de acompanhar profissionais estrangeiros na identificação de cenas artística francesas através de um programa de convites, visita de locais, encontros com artistas e profissionais franceses.

Os FOCUS estão disponíveis nas áreas de artes cênicas para dança, teatro e circo e artes visuais e consistam em reunir em poucos dias os profissionais dum setor em torno de um programa / percurso artístico.

O objetivo do FOCUS é : divulgar os artistas e obras, promover encontros entre profissionais franceses e internacionais e incentivar novas sinergias que promovam a produção e difusão das criações francesas.

A data limite de inscrição : dia 6 de março 2016.

Mais informações : http://www.focus.institutfrancais.com/en/visual-arts

 

DOSSIÊ DE APRESENTACAO :

 

 

OUTROS DISPOSITIVOS

tl_files/icons/fleche_.gif Residências Internacionais no Récollets

Programa de acolhimento em residência em Paris - no Centro internacional de acolhimento de Récollets -, para os artistas e escritores estrangeiros confirmados.

Disciplinas interessadas: Artes visuais - artes de representação - literatura

Mais informações: http://international-recollets-paris.org

 

tl_files/icons/fleche_.gif Formação em fotografia na ENSP (École Nationale Supérieure de la Photographie)

Mais informações : www.ensp-formation.com tl_files/icons/contact-picto-2.gif (351) 04 90 99 33 46 tl_files/icons/contact-picto-1-2.gif contact@ensp-formation.com

 

tl_files/icons/fleche_.gif Programa Courants

Courants é um programa de encontros e de formação de proficionais culturais estrangeiros, initiado pela sob-direcção dos negocios europeos e internacionais do Ministerio da cultura e da comunicação e coordenado pela Maison des Cultures du Monde.

Publico alvo:

Responsaveis culturais estrangeiros francofones com experiênça confirmada e com responsabilidades em empresa, instituição publica ou privada, entidade publica. Uma experiença de 5 anos é necessaria. As candidaturas de pessoas quem ja participaram em sessões anteriores do programa Courants nao sao prioritarias. E preferavel deixar dois anos entre cada candidatura.

Critérios de seleção:

As comissões de seleção, compostas de representantes do Ministério da Cultura e da comunicação, do Ministério dos negócios estrangeiros e europeias, da Maison des Cultures du Monde e dos operários pedagógicos dos estágios envolvidos, selecionam os candidatos em função de:

- A qualidade do percurso e da experiência profissional

- A implicação do candidato no seu serviço

- As motivações, os objetivos e o projeto ligado ao programa

- A qualidade das parceiras previstas pelo candidato

- O nível de língua francesa (nível insuficiente eliminatório)

Mais informações : http://www.mcm.asso.fr/site02/courants/programme/index.htm

Para baixar os formularios: http://www.mcm.asso.fr/site02/courants/programme/dossier01.htm

 

Attachée culturelle et audiovisuelle
Aurélie ROGUIN
aurelie.roguin@diplomatie.gouv.fr
(+351) 21 393 92 77
Chargée de mission culturelle
Marthe DIONNET marthe.dionnet@ifp-lisboa.com (+351) 21 393 92 83