Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas I-Portunus

Apoio à mobilidade dos artistas et dos profissionais da cultura na Europa
De 15 Fevereiro a 15 Março 2021

O Institut français e os seus parceiros europeus, o Goethe-Institut (na Bélgica) e a Izolyatsia (na Ucrânia), lançam a 2ª edição do projeto-piloto i-Portunus para apoiar a mobilidade de artistas e profissionais culturais na Europa. i-Portunus é um projeto co-financiado pelo programa Creative Europe da União Europeia.

Mais do que nunca, o programa i-Portunus está empenhado em apoiar projetos de mobilidade e em responder às necessidades dos setores criativos, oferecendo um esquema simples e flexível.

O principal objetivo do i-Portunus é ligar criadores e profissionais culturais, apoiando projetos de colaboração que exijam mobilidade fora do seu país de residência, em países elegíveis para o programa Creative Europe.

As mobilidades virtuais ou híbridas poderiam também ser previstas de acordo com a evolução das condições e regulamentações sanitárias.

Este projeto deverá permitir apoiar cerca de 200 mobilidade de artistas e profissionais, com duração de 7 a 60 dias, em todos os países elegíveis para a Europa Criativa.

OBJECTIVOS

Os objetivos pretendidos pelos projetos incluem a mobilidade a curto prazo, cujos objetivos podem ser os seguintes (lista não exaustiva, apenas para orientação)

  • Desenvolver colaborações
  • Enriqueça a sua prática
  • Produzir / co-produzir
  • Encontrar novas oportunidades de carreira
  • Acesso a novas audiências

PERÍODO DE MOBILIDADE

A duração da mobilidade será entre 7 e 60 dias. O apoio financeiro cobrirá um montante fixo para o transporte internacional e um subsídio diário determinado de acordo com o país de destino.

CALENDÁRIO DO RECURSO (sujeito a alterações)

Arquitectura

  • Convite à apresentação de candidaturas: 15 de Janeiro a 14 de Março de 2021
  • Comunicação de resultados: 16 de Abril de 2021
  • Períodos de mobilidade: entre 16 de Junho e 30 de Novembro de 2021

Património

  • Convite à apresentação de candidaturas: 15 de Fevereiro a 15 de Abril de 2021
  • Comunicação de resultados: 21 de Maio de 2021
  • Períodos de mobilidade: entre 15 de Julho e 30 de Novembro de 2021

Música (2ª sessão)

  • Convite à apresentação de candidaturas: 15 de Fevereiro a 15 de Abril de 2021
  • Comunicação de resultados: 21 de Maio de 2021
  • Períodos de mobilidade: entre 15 de Julho e 30 de Novembro de 2021

Para se candidatar, deve organizar um projeto com uma instituição/parceiro/colega de acolhimento noutro país da Europa Criativa. Como inspiração, poderá visitar a base de dados de Transartistas, onde se destacam as organizações anfitriãs que anteriormente acolheram os bolseiros i-Portunus.

Na sua candidatura deverá descrever o projeto e o seu principal objetivo, sendo a colaboração internacional, a residência orientada para a produção, ou o desenvolvimento profissional. Deverá explicar como a mobilidade lhe permitirá alcançar o objeto declarado e fornecer documentos que demonstrem que fez planos com um parceiro e que o parceiro está empenhado no seu projeto.

Cada convite à apresentação de candidaturas estará aberto durante dois meses.

Cada candidatura será avaliada por dois peritos. A notificação dos resultados seguir-se-á um mês após a data de encerramento da chamada e a mobilidade será possível até Novembro de 2021.

Para candidatar-se: https://www.i-portunus.eu/about-the-programme/call-for-applications/

 

Arquitetura Artes visuais Institucional Música