Saltar para o conteúdo principal
pt

Jean-Baptiste Andrea, vencedor do Choix Goncourt du Portugal 2024 para “Velar por ela”

 

Dia 16 de maio de 2024, oito estudantes de oito universidades portuguesas (Lisboa, Nova de Lisboa, Porto, Coimbra, Minho, Algarve, Aveiro e Madeira) reuniram-se na Embaixada de França, em Lisboa, para designar o Choix Goncourt du Portugal 2024.

Após duas horas de deliberação, presidida pela escritora Camille Laurens, o Choix Goncourt du Portugal 2024 foi atribuído a Jean-Baptiste Andrea pelo seu romance Veiller sur elle, publicado em Portugal pela Porto Editora com o título Velar por ela.

O prémio foi anunciado às 17h30, no salão de música do Palácio de Santos, durante uma cerimónia de proclamação aberta pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont.

Interveio a escritora Camille Laurens e, de seguida, quatro estudantes apresentaram os romances em concurso: Veiller sur elle (L’Iconoclaste) de Jean-Baptiste Andréa, Humus de Gaspard Koenig (L’observatoire), Sarah, Susanne et l’écrivain de Éric Reinhardt (Gallimard) e Triste Tigre de Neige Sinno (P.O.L).

O vencedor foi anunciado por uma estudante membro do júri.

Os estudantes destacaram a qualidade da escrita deste romance forte e ético. Escrito como um poema, é um apelo à liberdade, à democracia e à emancipação feminina. Um romance que nos convida a questionarmo-nos sobre a vida, a temporalidade e o poder da literatura para interromper o curso do mundo. As palavras dão sentido e forma ao mundo. Um livro que parece um filme e lê-se como um filme. Uma reflexão profunda sobre a arte, uma homenagem à vida e à resistência perante as ameaças do autoritarismo.

 

Jean-Baptiste Andréa estava em Lisboa no dia 29 de maio de 2024 para apresentar o seu livro Velar por ela na Mediateca do Institut français du Portugal às 19h, em parceria com a Porto Editora.

 

O Choix Goncourt du Portugal é uma iniciativa do Institut français du Portugal, da Embaixada de França em Portugal, da Agence Universitaire de la Francophonie e da Association Portugaise d’Études françaises.

 

 

Não classificado