Saltar para o conteúdo principal
pt

Reunião de coordenação da rede de ensino francês em Portugal : para um reforço e um desenvolvimento estratégico

A Embaixada de França acolheu a 8ª reunião de orientação e coordenação da rede do ensino francês em Portugal no dia 21 de março de 2024, presidida pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont. O objetivo desta reunião era prosseguir o diálogo construtivo estabelecido entre todos os atores e parceiros envolvidos no ensino francês em Portugal.

Na presença dos principais actores, este encontro permitiu lembrar as orientações do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros em matéria de ensino francês no estrangeiro e ouvir a posição da Agence pour l’enseignement français à l’étranger sobre a rede ibérica.

A reunião confirmou a vontade de desenvolver a rede em resposta ao crescimento constante da comunidade francesa em Portugal, acolhendo ao mesmo tempo às famílias portuguesas que desejam escolarizar os seus filhos no âmbito da rede de ensino francês. Este desenvolvimento diz respeito tanto à rede de escolas habilitadas pelo Ministério da Educação Francês como à rede de escolas portuguesas parceiras com a marca FrancEducation.

Foi também definido um novo eixo de trabalho para o desenvolvimento da certificação da língua francesa, uma questão importante para a mobilidade dos estudantes que pretendem ir para França.

 

Francês