Saltar para o conteúdo principal

Retransmissão – Débats du Palais de Santos

Mobilidade profissional das mulheres na Europa

A livre circulação de pessoas e trabalhadores é um dos pilares da União Europeia. Desde 1996, a diretiva sobre trabalhadores destacados na Europa permite a qualquer empresa da UE enviar temporariamente os seus colaboradores para outro país membro. Contudo, poucas mulheres beneficiam de todas as oportunidades que lhes são oferecidas pelo mercado de trabalho europeu.

Porquê? É essa a questão que foi debatida durante o Débats du Palais de Santos, dia 8 de março, às 13h30 no Instituto Superior Técnico.

Para conversar sobre este tema, foram convidadas, Marica Ferri, Chefe de setor no EMCDDA (European Monitoring Centre for Drugs and Drugs Addiction), Dominique Epiphane, socióloga no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), Virgínia Ferreira, professora de Ciências Sociais na Universidade de Coimbra e Beatriz Silva, professora de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico. O debate foi uma oportunidade para ouvir testemunhos de mulheres que experienciaram pessoalmente a mobilidade profissional, bem como a apresentação das melhores práticas implementadas em certas instituições.

O debate foi moderado pelo jornalista João Maia Abreu.

Com o apoio do Institut Français.

 

Pode ver a retransmissão do Débats du Palais de Santos abaixo

Debate de ideias