Saltar para o conteúdo principal

Estreias – Literatura francesa

Maio 2021

Dos nossos irmãos feridos de Joseph Andras

Argélia, 1956. Uma bomba que nunca viria a detonar é deixada numa fábrica, destinada a causar estragos e não a reclamar vidas, num acto simbólico. Um operário revolucionário e idealista, que sonha com um país livre e se opõe à violência cega, é denunciado. Dos Nossos Irmãos Feridos, publicado pela Antígona, retrata os últimos dias de Fernand Iveton e relembra que por vezes é a ficção que traça os veredictos mais justos, quando a justiça dos homens se revelou indigna. O livro foi publicado com o apoio do Programa de Apoio à Publicação (PAP) do Institut français.

 

Tinta Simpática de Patrick Modiano

As lembranças que restam a Jean Eyben resumem-se a um rosto feminino numa fotografia desvanecida e a um nome: Noëlle Lefebvre. Quando o corpo deste fantasma continua sem paradeiro, o detetive metamorfoseia-se em escritor, e o passado, num livro escrito a tinta invisível. Nos interstícios da memória, Tinta Simpática, publicado pela Porto Editora, revela-se como a última variação sobre a vida e a literatura, os dois grandes objetos da obra de Patrick Modiano.

 

O reino de Emmanuel Carrère

O Reino, publicado pela Tinta da China, conta a história dos primórdios do cristianismo e de como dois homens, Paulo de Tarso e Lucas, transformaram uma pequena seita de judeus, liderados pelo seu pregador crucificado, numa religião que em três séculos minou o Império Romano e depois conquistou o mundo. Emmanuel Carrère é um dos maiores escritores europeus da atualidade, é autor de uma vasta obra premiada.

 

O país dos outros de Leïla Slimani

Depois de No jardim do ogre e de Canção Doce, O país dos outros, publicado pela Alfaguara, é o novo romance de Leïla Slimani, aclamada autora franco-marroquina e vencedora do Prémio Goncourt. Esta atmosférica e inquietante saga familiar põe em relevo uma mulher enredada entre duas culturas, dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu.

Francês Livro