Saltar para o conteúdo principal

Cinelíngua francesa: início promissor apesar da pandemia

Dedicado aos professores de francês e seus alunos, o dispositivo Cinelíngua francesa começou em outubro passado, no âmbito da 21ª Festa do Cinema Francês: os 4 primeiros filmes incluídos no catálogo da Cinelíngua francesa foram propostos como sessões escolares. Um total de 625 alunos e professores assistiram a estas sessões em Lisboa.

Os quatro filmes são acompanhados por seus respetivos dossiers pedagógicos elaborados por professores para permitir aos seus colegas utilizar o cinema como instrumento de aprendizagem do francês.

Esses dossiers foram apresentados aos professores de francês, no âmbito de 3 ateliers, em Lisboa e no Porto, por 6 oradores, entre os quais Odile Montaufray, Presidente e cofundadora da “Cinélangues”, e três professoras co-realizadoras dos dossiers, Jaquelina Pinto, Rosa Ribeiro e Maria Helena Cerqueira.

O formulário de marcação de sessões escolares está disponível online desde novembro de 2020.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, já tiveram lugar sessões escolares muito apreciadas pelos beneficiários, nomeadamente na ilha da Madeira e no Algarve.

Dada a situação atual, está a ser considerada a possibilidade de acesso a certos filmes do catálogo por VOD (Video on Demand).

Até hoje, o dispositivo Cinelíngua francesa conta com 167 professores membros, dos quais 12 professores do grupo de trabalho pedagógico que elaboram os dossiers para cada filme. Se é professor de francês e ainda não se inscreveu, vá rapidamente a www.cinelinguafrancesa.com!

Cinema