Saltar para o conteúdo principal

Webinar L’Heure du Prof

Retransmissão

Pode rever as gravações dos webinars L’Heure du Prof  !

Para dar apoio à comunidade portuguesa de professores de francês durante o confinamento, a Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal lançou um ciclo de 7 webinars no mês de Maio e Junho de 2020! Já pode ver ou revê-los através dos links abaixo.

 

L’Heure du prof nº1 | 12 de Maio de 2020 | Ferramentas digitais e redes sociais em aula de FLE

Dia 12 de maio, este primeiro encontro virtual sobre o tema “Ferramentas digitais e redes sociais em aula de FLE” reuniu 70 participantes.

Lídia Marques, Professora de Francês no Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira em Espinho e Fátima Outeirinho, Professora Auxiliar da Faculdade de Letra da Universidade do Porto, animaram este webinar e partilharam as suas experiências. Seguirá uma série de 4 sessões oferecidas semanalmente durante os meses de Maio e Junho.

 

 

L’Heure du prof nº2 | 21 de Maio de 2020 | Plataformas e recursos online para enriquecer as aulas de FLE

O segundo webinar da Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal decorreu na quinta-feira, dia 21 de maio de 2020 e era dedicado às “Plataformas e recursos online para enriquecer as aulas de FLE”

Alexandra Gonçalves, diretora da Alliance Française de Braga/Guimarães, Camille Campos, assessora de Cooperação Educativa e Linguística e Joana Valente, responsável da Mediateca do Institut français du Portugal animaram este segundo encontro.

 

 

L’Heure du prof nº3 | 26 de Maio de 2020 | Ferramentas lúdicas e pedagógicas para motivar os alunos nas aulas de FLE à distância

O terceiro webinar da Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal, que teve lugar terça-feira, dia 26 de maio de 2020 e era dedicado às “Ferramentas lúdicas e pedagógicas para motivar os alunos nas aulas de FLE à distância”

Camille Lebras, Vanessa Ferreira e João Aguiar, professores de FLE na Alliance Française do Porto animaram este terceiro encontro digital.

 

 

 

L’Heure du prof nº4 | 2 de Junho de 2020 | Diversificar para avaliar : Avaliar à distância de acordo com as Aprendizagens Essenciais do FLE

O quarto webinar da Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal, teve lugar na terça-feira, dia 2 de junho de 2020 com o tema: “Diversificar para avaliar : Avaliar à distância de acordo com as Aprendizagens Essenciais do FLE”

Este quarto encontro digital foi animado por Lídia Marques, professora de francês e coordenadora da Secção Europeia de Língua Francesa no AE Dr. Manuel Laranjeira em Espinho e Sandra Costa, professora de francês no AE de Castelo de Paiva e responsável do centro de apoio escolar Espiral do Conhecimento.

 

 

 

L’Heure du prof nº5 | 12 de junho de 2020 | Destaque sobre as secções Europeias de Língua francesa e os projetos interdisciplinares

O quinto webinar da Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal intitulado “Destaque sobre as secções Europeias de Língua francesa e os projetos interdisciplinares” decorreu dia 12 de junho.

Foi uma oportunidade para destacar o trabalho notável feito na sala de aula, mas também para partilhar boas práticas e ideias de projectos.

Este webinar foi animado por uma equipa de professores da FLE e DNL de diferentes escolas do país:

– Rosa Rego e Sandrina Lima do AE de Santa Maria Maior,
– Belém Peixoto, Ângela Maciel e Filipe Marques do AE Padre Benjamin Salgado de Joane e
– Luísa Carreira e Nélida Cristóvão do AE Duarte Pacheco de Boliqueime.

 

 

 

L’Heure du prof nº7 | 23 de junho de 2020 | O dispositivo Cinelíngua francesa

O sétimo e último webinar da Cooperação Educativa e Linguística do Institut français du Portugal, teve lugar na terça-feira, dia 23 de Junho.

Este encontro foi dedicado ao “Dispositivo Cinelíngua Francesa” e animado por

  • Silvia Balea, adida de Cooperação Cultural e Audiovisual no IFP e co-criadora do conceito,
  • Marie Kerzerho, coordenadora do projeto Cinelíngua Francesa,
  • Cristina Avelino e Madalena Figueiredo, professores do FLE e membros do grupo de trabalho pedagógico do dispositivo.

Debate de ideias Digital Francês