Adere ao nosso...

Contactar-nos...

Institut Français du Portugal
Rua Santos-o-Velho 11
1249-079 Lisboa
Tel : 21 393 92 70
infos@ifp-lisboa.com

Pesquisa


Agenda

L'AGENDA JANEIRO 2018

02/01/2018 - 31/01/2018

L’AGENDA

JANEIRO  2018

Toda a informação actualizada do Institut français du Portugal em www.ifp-lisboa.com
Institut français du Portugal - R. Santos-o-Velho, 11, Lisboa | tel. : 213 939 270

LITERATURA L’ESPACE / Médiathèque

 

 

 

04.01.1 | 18H30 | GRUPO DE LEITORES |

Institut français du Portugal.

Abrimos o ano com o encontro do Grupo de Leitores.

Aqui se fala de livros, se fazem descoberta, se partilham leituras.

Junte-s a nós.

 

 

 L’ESPACE / Médiathèque

 

 

 

9, 16, 23 e 30.01.2018 | 17h45 | BLÁ, BLÁ CAFÉ FRANÇAIS | Institut français du Portugal

No blá blá café pratica-se o francês.

Como sabe, estes encontros são agora temáticos.

9 janeiro – Livro em papel VS livro digital

16 janeiro – Desporto e outras atividades

23 janeiro – A moda e a roupa

30 janeiro – A música

A entrada é livre, mas pode inscrever-se previamente em lespace@ifp-lisboa.com

 

CINEMA

 

 

 

De 19.01.18 a 19.02.18 | MYFRENCHFILMFESTIVAL.COM

O festival on-line organizado pela UniFrance, o MyFrenchFilmFestival.com, está de volta, para a sua 8ª edição, de 19 de janeiro a 19 de fevereiro de 2018!

MyFrenchFilmFestival.com é um conceitoi nédito que visa dar destaque à geração mais nova de cineastas franceses permitindo aos internautas de todo o mundo a partilha do seu amor pelo cinema francês. Em 2018, o festival traz novos filmes, novas plataformas parceiras e estreias em sala.

O Instituto Francês de Portugal associa-se a esta iniciativa e convida os espectadores a descobrir, durante um mês, filmes que são testemunho da diversidade e criatividade dos realizadores franceses contemporâneos.

Encontre toda a programação, bem como a composição do Júri de cineastas no site myfrenchfilmfestival.com, a partir de 9 de janeiro de 2018.

TEATRO

© Pierre Grosbois

 

11.01.18 e 12.01.18 | 21H30 | NÓS DOIS AGORA, de Jonathan Capdevielle | Culturgest (Lisboa)

Adaptado do romance “Um Crime” de Georges Bernanos, Jonathan Capdevielle apresenta a sua mais recente criação ”À nous deux maintenant”, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2018, às 21h30, na Culturgest, em Lisboa.

Com esta peça original, Jonathan Capdevielle disseca os particularismos das diferentes regiões francesas e passa em revista as tradições dos seus habitantes. Através dessas figuras autênticas, ele examina a condição humana com empatia, ternura e humor negro. Interpretado por cinco actores que manipulam com destreza os seus papéis, “À nous deux maintenant” oferece uma visão sombria da religião católica, assombrada pelo segredo e a transgressão das regras, através da figura enigmática do sacerdote de Megère.

DANÇA

© Christophe Martin

 

 

 

20.01.18 | EL BAILE, de Mathilde Monnier | Teatro Municipal do Porto Rivoli - Campo Alegre

Por ocasião do 86º aniversário do Teatro Rivoli no Porto, a 20 de Janeiro de 2018, Tiago Guedes, coreógrafo e diretor do teatro, escolheu programar El Baile, uma criação de Mathilde Monnier e Alan Pauls.

Coreógrafa e diretora do Centre national de la Danse, Mathilde Monnier e o escritor Alan Pauls, criaram uma peça sem palavras levada à cena por uma dúzia de intérpretes argentinos, um baile onde se “capta a energia ou a não-energia de cada época "com a vontade"de contar o que a história faz aos corpos ". Com El Baile, coreógrafa e escritor contam uma história da Argentina contemporânea através das suas danças populares, especialmente a história de Buenos Aires, cidade onde elas ocupam um lugar central e evoluem ao ritmo das realidades políticas e sociais complexas.

EXPOSIÇÂO

 

 

 

27.09.17 a 21.01.18 ARTES E LETRAS – EDIÇÕES DA GALERIE JEANNE BUCHER JAEGER | Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva - Lisboa

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em colaboração com a Galerie Jeanne Bucher Jazger, de Paris, traz a Lisboa uma das mais completas exposições de livros de artista que traduz um dos mais criativos períodos artísticos, o início do século XX, e conta a historia da arte e dos artistas da icónica galeria parisiense ao longo de quase um século.

Foto: Maria Helena Vieira da Silva, Kô&Kô: Les Deux Esquimaux, 1933, 26 x 34cm, EditionsJeanne Bucher

Saiba mais

CONFERÊNCIAS | PERFORMANCES

 

25.01 | 19H00-24H00| « NUIT DES IDÉES » | Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa

A "Noite das Idéias" tem como objetivo celebrar a circulação de idéias entre países e culturas, e entre disciplinas e gerações. Acontece ao mesmo tempo em França e no resto do mundo. É um convite para descobrir a atcualidade dos saberes, ouvir aqueles que fazem avançar as idéias em todos os sectores, e interagir sobre os principais desafios do nosso tempo. 

O tema da edição de 2018 é "A Imaginação ao poder", a palavra de ordem de Maio de 1968. Por isso, em 25 de janeiro de 2018, Lisboa juntar-se-á à grande Festa do pensamento que será realizada pela Embaixada da França e o Instituto Francês em Portugal, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e nas instalações da mesma. 

Assim, cerca de 30 participantes (intelectuais, cientistas e artistas) apresentarão, sem interrupção, das 19:00 horas até à meia-noite, palestras e performances, interpretando à sua maneira o tema.

Portanto, encontremo-nos na quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian para nos juntarmos à constelação da "Noite das ideias" em todo o mundo.

Saber mais

AS NOSSA SUGESTÕES

 

23.01.18 | CONTES DU PORTUGAL | Palácio Belmonte - Páteo Dom Fradique, 14, Lisboa

“Contes du Portugal” é uma antologia selecionada de contos tradicionais portugueses, traduzidos por Bernard Tissier e ilustrados por Philippe Dumas a tinta-da-china, a partir de recolhas de contos coligidos por Adolfo Coelho, Leite de Vasconcelos e outros. Tem a chancela das edições Chandeigne.

Uma boa forma, para miúdos e graúdos descobrirem a sabedoria e a malícia popular portuguesa.

A obra reúne 40 contos, como “A História do Macaco de Rabo Cortado”, “Branca Flor”, “Grão de Milho” e “O Tejo, o Douro e o Guadiana”, entre outros.

 

Foto: Lola Gonzàlez, Veridis Quo, 2016 (vídeo still) | Cortesia do artista e / Courtesy of the artist and Marcelle Alix, Paris

 

 

De 13.09.17 a 04.03.18 | TENSÃO E CONFLITO. ARTE EM VÍDEO APÓS 2008, com a participação de Lola Gonzàlez | MAAT, Main Gallery e Video Room - Lisboa

Ocupando a Main Gallery e a Video Room do MAAT, a exposição Tensão e Conflito. Arte em Vídeo após 2008 reúne obras de 22 artistas que, dos Estados Unidos e América Latina à Europa e ao Médio Oriente, filmaram visões pessoais sobre os efeitos da grande recessão, a agitação política associada e os aspectos sociais menos óbvios que emergiram desses eventos. Numa mostra que transforma o museu numa sucessão de espaços fílmicos, as obras destes artistas tanto apropriam protestos, manifestações e notícias do dia, como apresentam visões poéticas que nos fazem ler a história recente — e as transformações do presente — de modos frequentemente inesperados. Com a participação da artista francesa Lola Gonzàlez.

Saiba mais

O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL e toda a sua equipa desejam, a cada um de vós, um excelente 2018.

Voltar