Adere ao nosso...

Contactar-nos...

Institut Français du Portugal
Rua Santos-o-Velho 11
1249-079 Lisboa
Tel : 21 393 92 70
infos@ifp-lisboa.com

Pesquisa


Agenda

L'AGENDA FÉVRIER 2018

02/02/2018 - 28/02/2018

   

L’AGENDA

FEVEREIRO  2018

Toda a informação actualizada do Institut français du Portugal em www.ifp-lisboa.com
Institut français du Portugal - R. Santos-o-Velho, 11, Lisboa | tel. : 213 939 270

LITERATURA L’ESPACE / Médiathèque

 

01.02.18 GRUPO DE LEITORES | Institut français du Portugal.

Começamos o mês a partilhar leituras e a falar sobre livros. 

È a 1ª quinta-feira do mês, por isso, dia Grupo de Leitores.

Junte-se a nós !

 

 

 L’ESPACE / Médiathèque

 

 

6, 20, e 27.02.2018 | 17h45 | BLÁ, BLÁ CAFÉ FRANÇAIS | Institut français du Portugal

Todas as terças-feiras, excepto aos feriados, a nossa Mediateca é o ponto de encontro para uma animada conversa em francês, para quem o quer praticar e desenferrujar. A entrada é livre e os temas de conversa são :

6 de fevereiro – a ecologia

20 de fevereiro – o biológico

27 de fevereiro – meios de transporte e acessos na cidade

A entrada é livre, mas pode inscrever-se previamente em lespace@ifp-lisboa.com

 

ARTES PERFORMATIVAS

Foto© Ligne Directe

 

 

09.02.18 e 10.02.18 | 21h00 | Performance ENCICLOPÉDIA DA PALAVRA “SUITE” n°3, de Joris Lacoste e Pierre-Yves Macé | Teatro Municipal São Luiz - Lisboa

Depois de ‘Suite n°2’ apresentada em 2016 no Festival Alkantara, Joris Lacoste e Pierre-Yves Macé (Coletivo da Enciclopédia da palavra) retornam a Portugal com a ‘Suite n°3 Europa’, nos dias 9 e10 de fevereiro de 2018, no Teatro São Luiz de Lisboa.

Desde 2013, o Enciclopédia da palavra iniciou um ciclo de quatro sequências de coros, todas baseadas no mesmo princípio: a reprodução viva das gravações da coleção da Enciclopédia da palavra.

A Suite n°3 trata dos efeitos que as palavras ditas têm sobre nós, e particularmente dos seus efeitos indesejados. Nas nossas vidas quotidianas, somos esmagados por falas que preferiríamos não ouvir, que nos enojam, incomodam, revoltam, que nos enfurecem, deprimem, chocam, embaraçam, irritam ou nos fazem sentir pena de quem as profere. O que fazer com elas? Que estratégias poderemos adotar para as manter ao largo? Será que o teatro e a música nos permitem neutralizá-las, esconjurar momentaneamente a sua violência, alterar e aprofundar a forma como as encaramos?

Saiba mais

 

CINEMAPÉRO L’ESPACE – MÉDIATEHÈQUE IFP


 

 

 

 

15.02.2018 | 18H30 | CINEMAPERO | Mediateca IFP – Lisboa

Temos um novo encontro para vos propor, a partir de 15 de Fevereiro : o Cinémapéro, um tempo/espaço para ver e falar sobre cinema francês e francófono.

Na nossa Mediateca encontra muitos Dvds que servirão de base a esta conversa e aperitivo de fim de tarde.  O número de participantes é limitado, pelo que a inscrição prévia é desejável.

Limite de lugares : 20

Inscrição : lespace@ifp-lisbpa.com

TEATRO

© Martin Argyroglo

 

16.02.18 | 21H30 | A MELANCOLIA DOS DRAGÕES, Philippe Quesne| Teatro Municipal Rivoli – Campo Alegre (Porto)

Depois de ter apresentado o Swanp Club em julho de 2015 no final da temporada no Teatro Rivoli, Philippe Quesne regressa ao Porto com um dos seus espetáculos de culto, criado em 2008, e que contribuiu para sua reputação de argumentista-realizador tendo por hábito observar a nossa pequena comunidade humana à maneira de um entomólogo; o regresso de um dos seus primeiros sucessos confirma a tendência estética do VivariumStudio, cujo humor e ternura são, finalmente, as palavras-chave. Dos Hard Rockers um pouco hasbeen com Citroën AX estão com uma avaria numa paisagem de neve. Para o prazer de uma única convidada que passou por ali por acaso, eles criaram um parque de diversões ideal e multifuncional. As suas invenções, tão deslumbrantes quanto peculiares, dão à luz a maravilha de quase nada: uma máquina de fumaça, uma capa de Stilllovingyou para a chuva, algumas perucas e t-shirts promocionais.

Trailer

DANÇA

 

© Christophe Martin

 

 

 

 

 

 

17.02.18 | 21h30 |  e 18.02.18 | 17H00 | EL BAILE, de Mathilde Monnier | Culturgest (Lisboa)

Depois do Rivoli no Porto, El Baile, de Mathilde Monnier e Alan Pauls, pode agora ser visto em Lisboa, na Culturgest. Coreógrafa e diretora do Centre national de la Danse, Mathilde Monnier e o escritor Alan Pauls, criaram uma peça sem palavras levada à cena por uma dúzia de intérpretes argentinos, um baile onde se “capta a energia ou a não-energia de cada época" com a vontade "de contar o que a história faz aos corpos ". Com El Baile, coreógrafa e escritor contam uma história da Argentina contemporânea através das suas danças populares, especialmente a história de Buenos Aires, cidade onde elas ocupam um lugar central e evoluem ao ritmo das realidades políticas e sociais complexas.

 

CINEMA

 

 

Até 19.02.18| MYFRENCHFILMFESTIVAL.COM

Começou a 19 de Janeiro e vai continuar até dia 19 de Fevereiro, o festival de cinema em linha, MyFrenchFilmFestival.com, organizado pela UniFrance. Nesta 8ªa edição, está em competição 10 longas e 10 curtas-metragens. São trinta os filmes inéditos em competição que pode descobrir através de 6 temáticas. Histórias loucas e desfasadas com WTF…rench!?, as viagens iniciáticas com Hit theRoad, a passagem, ora engraçada ora dolorosa, da infância à idade adulta com TeenStories, as obsessões (muitas vezes mortais) de pessoas perturbadas em FrenchandFurious, as histórias de amor, muito cá de casa, com Love à la française e toda uma série de obras inovadoras com a secção New Horizons.

Pode ver estes e outros filmes em qualquer parte do mundo, na plataforma MyFrenchFilmFestival.com, como em mais de uma trintena de plataformas parceiras, como o iTunes, em 90 países.

 

CONFERÊNCIA | DEBATE

 

 22 .02.2018 |19h00 | Instituto Francês de Portugal - Lisboa

OS ROBÔS PODEM FAZER ARTE?

As implicações da inteligência artificial e da robótica na arte e na criatividade

Debate com Leonel Moura, o artista português que cria máquinas que fazem arte.

Podemos falar de criatividade artificial?

Pode um robô substituir um artista ou superá-lo?

O que é a arte?

Leonel Moura é um artista português pioneiro na aplicação da inteligência artificial e da robótica na arte.

Criou os primeiros robôs pintores em 2001 e desde então tem vindo a desenvolver uma vasta gama de máquinas criativas.

Um dos seus projetos mais recentes integra a exposição « Artistes & Robots » organizada pela Rmn-Grand Palais que inaugura a 4 de Abril em Paris.

A NOSSA SUGESTÃO

 

12.02.2018| 14H30 | STUDIO LISBOA/CONFERÊNCIA  RESONATE LISBON, MAAT – Lisboa

O MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia), em colaboração com MeyerSound e reSITE, acolhe em exclusivo, a conferência "Resonate Lisbon", sobre arquitectura, som e arte que reunirá « os melhores criadores de espaços sonoros e de experiências acústicas do mundo », entre os quais o francês Xavier Veilhan.

Esta conferência é também uma ocasião para Xavier Veilhan apresentar o Studio Lisboa que ocupará a Galeria Oval do MAAt, a partir do próximo mês de outubro. O Studio Lisboa, sucede ao Studio Venezia e ao Studio Buenos Aires e tomará a forma de um espaço musical no seio do qual músicos profissionais de todo o mundo trabalharão durante toda a duração da exposição. No Studio Lisboa, uma instalação imersiva transforma, como solos, paredes e tetos que se entrechocam para formar uma paisagem de madeira e tecido, revelando um estúdio de gravação absolutamente operacional.

O espaço será concebido e construído no decorrer de um programa de Verão para estudantes de arquitectura.

Saiba mais

 

ATENÇÃO

Informamos que a nossa Mediateca estará encerrada dia 13 de Fevereiro, dia de Carnaval.

 

 
   

  L’ESPACE / Mediateca

Terça, quarta e sexta das 14h às 19h

Sábado das 10h às 13h

INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL

Rua Santos-o-Velho, 11

1249-079 LISBOA

21 393 9270

http://www.ifp-lisboa.com

Voltar